Onde há otimismo, há crescimento!!!
Onde há otimismo, há crescimento!!!
Estamos encerrando 2019 com boas notícias para a indústria! Temos sim um longo caminho a percorrer em busca dos níveis confortáveis do que já foi nossa produção, mas estamos retomando. Importantes estados da federação apresentam crescimento industrial, uma clara sinalização de que há demanda para o consumo ativando a Indústria. Seja qual for o percentual, temos que comemorar.
Não bastasse esse crescimento, CNI Divulgou também em novembro que a confiança do empresário cresceu em novembro, um claro sinal de que a perspectiva é positiva, acompanhe abaixo nas duas matérias que separamos para este post.
Produção industrial cresce em 11 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE
A produção da indústria cresceu em 11 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de julho para agosto deste ano. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional, os maiores avanços ocorreram no Amazonas (7,8%) e no Pará (6,8%).
Outros locais que registraram expansão foram São Paulo (2,6%), Ceará (2,4%), Pernambuco (2,1%), Rio de Janeiro (1,3%), Mato Grosso (1,1%), Minas Gerais (1%), Paraná (0,3%), Região Nordeste (0,2%) e Goiás (0,2%).
Quatro locais tiveram queda: Rio Grande do Sul (-3,4%), Santa Catarina (-1,4%), Espírito Santo (-1,4%) e Bahia (-0,1%).
Queda
Já em relação a agosto de 2018, oito localidades apresentaram queda, com destaque para o recuo de 16,2% do Espírito Santo, e sete tiveram alta: 13% no Pará e 12,8% no Amazonas.
No acumulado do ano, nove locais tiveram queda, sendo a maior delas no Espírito Santo (-12,8%). Dos seis locais com alta, o melhor resultado foi observado no Paraná (6,5%).
Já no acumulado de 12 meses, dez locais tiveram queda, a mais acentuada no Espírito Santo (-7,2%). Dos cinco locais com alta, o maior avanço ocorreu no Rio Grande do Sul (6,6%).
CNI: confiança do empresário da indústria cresce 3,2 pontos em novembro
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) cresceu 3,2 pontos em novembro ante outubro, informou hoje a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador atingiu em novembro 62,5 pontos, numa escala que vai de zero a 100. Valores acima de 50 indicam situação melhor ou expectativa otimista entre os empresários.”O aumento de 3,2 pontos na comparação com outubro confirma a tendência de crescimento da confiança, iniciada em junho”, pontuou a CNI. “Cabe destacar, neste mês, a percepção de que a situação da economia está significativamente melhor do que nos últimos seis meses.”
Entre os componentes do Icei, o Índice de Condições Atuais subiu 4,2 pontos em novembro, para 56,3. Conforme a CNI, este valor é o mais alto desde 2010. Já o Índice de Expectativas teve alta de 2,8 pontos no período, para 65,6 pontos.”A confiança, que já era elevada, volta a figurar entre os maiores valores da série. Excluindo-se o recente período pós-eleitoral, entre novembro de 2018 e março de 2019, a última vez que o Icei havia superado 60 pontos tinha sido em março de 2011″, registrou a CNI. “O Icei encontra-se 7,9 pontos acima de sua média histórica.
“Comparação interanualEm relação a novembro de 2018, no entanto, o Icei registrou queda de 0,7 ponto em novembro deste ano, para 62,5 pontos. “Ressalte-se, contudo, que no momento atual a elevada confiança está baseada tanto no sentimento de melhora da situação corrente como nas expectativas para os próximos seis meses”, ponderou a CNI. “Em 2018, a percepção de melhora das condições correntes ainda era incipiente, e a confiança se baseava nas expectativas positivas, impulsionadas pela eleição de um novo governo.”
Fonte: EBC e CNI
Em suma
Decidimos encerrar o ano com boas noticias. Queremos entrar em 2020 com otimismo e externando nosso mais profundo desejo de crescimento e de oportunidade para os negócios neste novo ano!
Contem com a TRM em 2020! Feliz Ano Novo a todos!!! Nos encontramos em janeiro!
Equipe TRM