A importância do chão de fábrica otimizado
A transformação digital tem sido cada vez mais comum dentro das indústrias, principalmente pelo avanço da tecnologia e a necessidade cada vez maior de otimização do chão de fábrica. Esse processo tem ocasionado uma mudança estrutural no setor, na qual softwares e sistemas passaram a ser utilizados pelos gestores para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais, influenciando assim no desempenho e nos resultados.
No entanto, o principal motivo para essa mudança ocorrer está no aumento da competitividade do mercado, já que os clientes estão cada vez mais exigentes quanto aos detalhes. Por isso, as indústrias passaram a investir também em qualidade, sendo essa a melhor estratégia para produtividade, lucratividade e o seu respectivo crescimento.
E para isso ocorrer, as mudanças no chão de fábrica têm sido mais frequentes, sendo a transformação digital uma delas e, talvez, uma das principais. Esse local da indústria recebe maior atenção por ser conhecido como o seu coração, já que é justamente nele que ficam os funcionários e máquinas que desenvolvem os produtos, ou seja, onde ocorre toda a produção industrial.
Portanto, é de extrema importância que os gestores unam cada vez mais esforços para garantir um aumento do rendimento de toda a indústria e invistam na tecnologia para assim acompanhar a demanda do mercado, que está cada vez maior.
Problemas ocasionados em não otimizar o chão de fábrica
Ao não otimizar o chão de fábrica da indústria, diversos problemas podem vir a ocorrer, além de deixar a sua indústria totalmente ultrapassada. Em tempos de instabilidade econômica, realizar essa melhora passou a ser algo ainda mais necessário, principalmente para conseguir atender todas as demandas e exigências dos clientes.
Além disso, será quase impossível garantir a eficiência operacional, que tem a finalidade de relacionar o que foi produzido e o que foi utilizado para a produção, como dinheiro, tempo, esforço e etc. No caso desses números não atingirem um nível satisfatório, o lucro e a eficiência serão afetados, ocasionando assim em baixo rendimento de todos.
Outro ponto que merece atenção é na questão da organização das tarefas e do ambiente. Um local totalmente desorganizado, sem um cronograma do que deve ser produzido e na ordem correta, pode resultar em falha nos processos e excesso de retrabalhos, gerando atrasos e insatisfações.
Abaixo, listamos ainda outros problemas que podem vir a ocorrer no caso de não atualizar o chão de fábrica:
- Aumento dos desperdícios;
- Atraso nas entregas produtos;
- Perda de materiais;
- Não conseguir atender as demandas;
- Aumento do número de manutenções e paradas na linha de produção;
- Aumento dos custos;
- Não será possível fazer análise em tempo real dos processos.
3 maneiras de otimizar o chão de fábrica
Como uma empresa focada em otimizar os processos que ocorrem na indústria, o time da aloee separou para você três estratégias para potencializar o seu chão de fábrica e, assim, alavancar os seus resultados.
1. Analisar do fluxo de trabalho
Um dos primeiros passos para otimizar o chão de fábrica é analisar todo o fluxo de trabalho para assim poder apontar quais pontos necessitam de mudanças. Portanto, deve-se identificar tudo o que for necessário para fabricar um produto, incluindo empregados, processos e tecnologia, bem como os recursos disponíveis até o momento.
É importante ressaltar que sempre deve ser levado em conta os princípios do lean manufacturing, filosofia que foi desenvolvida pela Toyota no período pós guerra e que tem como objetivo reduzir os desperdícios e eliminar tudo que não agrega valor ao resultado final.
2. Manutenção em dia e atualizações constantes
Manter os equipamentos em perfeitas condições é fundamental para que não ocorra nenhuma parada desnecessária. Para isso, a manutenção preventiva deve estar em dia para que elas operem sempre com eficiência.
No caso de ocorrer um erro ou a máquina apresentar um defeito, a manutenção deve ser feita de imediato para que não afete toda a linha de produção e ocorra ainda mais atrasos. É importante que os treinamentos dos funcionários estejam em dia para situações como essa.
Outro ponto necessário é fazer uma avaliação para tomar a melhor decisão entre fazer a manutenção dos equipamentos e trocar por equipamentos mais modernos, já que novas tecnologias surgem todos os dias. Para esse caso, resultados a longo prazo devem estar em pauta.
3. Utilizar um sistema APS
Por fim, a otimização do chão de fábrica demanda a utilização de sistemas e softwares, tanto de gestão, como de planejamento e sequenciamento de produção.
O sistema APS, da sigla Advanced Planning and Scheduling (Planejamento Avançado da Produção) é um sistema responsável pelo planejamento e programação da produção. Entre os seus principais benefícios está a possibilidade de auxiliar os gestores em tomadas de decisões mais assertivas e um melhor uso de todos os recursos disponíveis.
Com a implantação do sistema, será possível criar simulações e estudar diversos cenários, bem como fazer a integração de uma planilha de dados para um melhor sequenciamento.
EQUIPE TRM
Fonte: Alooe