4ª Revolução Industrial – Governo cria o C4IR Brasil
Objetivo é preparar as empresas do País para a quarta revolução industrial?
Sim! O Governo Brasileiro avança no sentido de estimular toda Indústria a se preparar para o futuro. O setor industrial precisa de iniciativas que estimulem a inovação. Com objetivos importantes em tecnologia, eficiência energética, capacitação, infraestrutura e claro, menos burocracia. Mas para isso, é preciso um pontapé inicial que parece ter sido dado.
Em parceria com o Fórum Econômico Mundial, organização que reúne líderes e empresários de todo o mundo, o Brasil Neste ano a instalação do primeiro centro de estudos e pesquisa voltado para a indústria 4.0. Uma parceria do Ministério da Economia e o governo de São Paulo que foi firmado em Davos na Suíça.
Segundo o Ministério da Economia, o novo centro terá como objetivo estimular a adoção de novas tecnologias e melhorar a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor (onde indústrias de um país produzem ou montam componentes para fabricação em outros países), ampliando a competitividade e a produtividade das empresas brasileiras.
Entre as tecnologias da indústria 4.0, o centro pretende estimular a adoção da internet das coisas (em que objetos se comunicam pela internet) e o uso da inteligência artificial na indústria. O centro procurará levantar os principais desafios econômicos e sociais para a disseminação desses instrumentos, propondo soluções.
A solenidade de lançamento do C4IR Brasil Deveria ter acontecido em Abril de 2020 no Fórum Econômico Mundial para América Latina, mas foi adiado por conta da COVID-19, sem uma nova data para o encontro o C4IR terá que aguardar mais um pouco. Mas a iniciativa é importante e fundamental para a competitividade do Brasil.
Onde será o C4IR Brasil
O Centro será lançado e entrará em operação em São Paulo (SP). O C4IR Brasil vai funcionar no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Objetivos
Acelerar e escalar a adoção de tecnologias emergentes, como Internet das Coisas e Inteligência Artificial, abordando os principais desafios econômicos, sociais e de desenvolvimento.
Atuação
O Centro atuará com marcos regulatórios e políticas públicas que acelerem a implementação, no território nacional e no mundo, de políticas de dados, Internet das Coisas, cidades inteligentes, robótica, inteligência artificial e blockchain.
Resultados esperados
O novo centro deve estimular a adoção de novas tecnologias; melhorar a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor; e ampliar a competitividade e a produtividade das empresas brasileiras.
Responsáveis
O centro é uma iniciativa conjunta do Ministério da Economia, do governo do estado de São Paulo e do Fórum Econômico Mundial. Será uma parceria público-privada, concebida pelo Ministério da Economia e pelo governo do estado de São Paulo e apoiada por empresas de atuação global, como AstraZeneca e Bracell.
Contexto
A unidade insere o Brasil na rede dedicada à governança global de tecnologia junto com China, Japão, Índia, Colômbia, Israel e Emirados Árabes. Como parte da rede global do Fórum Econômico Mundial, as equipes trocarão conhecimento e irão acelerar o processo global de adoção de tecnologia.
Equipe TRM
Fonte: Ministério da Economia
Preparamos um material em PDF que você pode imprimir e fixar nas áreas internas da sua empresa. São protocolos importantes de segurança na rotina do trabalho. Para baixar, basta clicar na imagem abaixo.
Conheça os serviços especializados da TRM, marque uma visita com nossa time de engenheiros e conheça cases e projetos. Será um prazer lhe apresentar nossa qualidade com prazos e valores extremamente competitivos.